SERVIÇO DO VINHO

ABRIDOR V

Com certeza degustar, falar e  aprender sobre vinhos é sempre um prazer. Algo que pode deixar esse prazer ainda mais interessante é servir o vinho da forma correta. E mais: atentar-se a alguns cuidados só irá enaltecer ainda mais o momento.

A começar pela temperatura dos vinhos. Pode não parecer, mas é um dos fatores que vai determinar o sucesso durante a degustação. Vinhos acima da temperatura ideal podem parecer alcoólicos demais, enquanto vinhos muito gelados acabam mascarando seus deliciosos aromas.

 

A regra geral de temperaturas é:

Espumantes/Champagne: de 6 ºC a 8 ºC

Vinhos brancos: de 8 ºC a 12 ºC

Vinhos tintos: de 14 ºC a 18 ºC

Hora de abrirCORTA LACRE

 

Para abrir a garrafa de vinho, é necessário um saca-rolhas mas, há outros pontos importantes também.

Primeiramente, deve-se cortar a cápsula no gargalo da garrafa. Isso pode ser feito com o auxílio de uma faca ou até mesmo um corta-cápsulas (instrumento feito só para essa finalidade). Em seguida, passe um pano limpo no gargalo da garrafa.

É hora de usar o saca-rolhas. Retirar a rolha é muito fácil, desde que o faça com a ferramenta correta (caso contrário, este simples ato pode se transformar em uma verdadeira tortura). Prefira um saca-rolhas com alavanca dupla, o que facilita (e muito!) o processo. Também é importante atentar-se à haste do saca-rolhas (a parte que entra na rolha) – ela deve ser revestida de teflon para melhor deslizamento da cortiça e deve lembrar um “rabo de porco”, com um bom espaçamento entre cada volta para que fique mais firme à rolha e evitar que ela quebre ou vire farelo.

taça

Depois de aberto

Antes de servir os convidados, é importante verificar os aromas do vinho para que não haja nenhuma inconveniência, como oxidação ou qualquer outro defeito que o vinho possa conter.

Preste atenção na quantidade servida: nunca encha a taça! O ideal é servir apenas um terço da taça, para que haja espaço suficiente para girar a taça e sentir todos seus aromas. Mas sirva somente quando tiver plena certeza de que o vinho não tem defeitos.

Borbulhas

Já os espumantes e Champagnes requerem alguns cuidados a mais. Após gelar a garrafa num balde com água e gelo, limpe a garrafa para evitar qualquer “escorregão”. Tire a cápsula com muito cuidado e mantenha o dedo polegar sobre a rolha para evitar que ela saia sozinha naquela típica explosão que pode machucar alguém. Vá girando a garrafa (a garrafa, e não a rolha) aos poucos, até que a rolha saia. Sirva cerca de três quartos da taça.

Ah, e lembre-se de não deixar a garrafa chacoalhar, senão acaba perdendo suas borbulhas.

Aerar o vinho

A aeração do vinho é utilizada principalmente para vinhos mais jovens ou “fechados”. O principal objetivo é fazer com que a bebida entre em contato com o oxigênio mais rapidamente. Basta abrir a garrafa e despejar o vinho em um decanter (mantendo o máximo de distância possível). Depois, é só servir.

Decantar o vinho

Alguns vinhos podem apresentar depósitos ou borras, principalmente os tintos, mas isso não é nenhum defeito. Para resolver a questão, basta decantá-lo. Primeiro, deve-se cortar a cápsula inteira da garrafa para poder verificar o estado da rolha (às vezes, as rolhas podem se desfazer com o tempo). Para ajudar a visualização dessas “manchas”, acenda uma vela e aproxime do gargalo. No momento em que estiver transferindo o líquido da garrafa para o decanter,é muito importante não movimentar a garrafa, assim os sedimentos não vão se misturar com o vinho.

DEECANTER

Conservando

E como guardar uma garrafa que você abriu, mas não vai beber inteira? Tampe a garrafa com sua própria rolha e guarde na porta da geladeira por dois ou três dias. Pois quanto mais o vinho tiver contato com oxigênio, mais rapidamente ele oxidará, por isso é importante vedar a garrafa com a rolha.

Outra forma de conservar o vinho é utilizar o vacu-vin, um tipo de bomba à vácuo que simplesmente extrai o oxigênio da garrafa e evita que entre novamente. Dessa forma, dá para guardar o vinho por um pouco mais de tempo – de quatro a seis dias.

Saúde

Jô Barros

Eu sou 1 dos 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s