A Itália pelo Selo 7 S

Falar de vinhos da Itália é falar de um país com uma das maiores diversidades de regiões, geografia, climas, variedades de uvas e estilos de vinhos. É uma das viticulturas mais antigas da Europa. O Império Romano foi responsável pela difusão da cultura da vinha e do vinho por toda a Europa Ocidental.

Os gregos a chamavam de Enotria, a Terra do Vinho.  E com toda razão, já que de norte a sul do país não há uma só área que não produza vinhos.  São 20 regiões distintas que produzem espumantes, do método Asti ao tradicional, brancos cheios de personalidade e tintos nos mais diferentes estilos, para todos os gostos.

mapa italia

A Itália hoje é reconhecida por uma produção que se baseia primordialmente no conhecimento de seu território, na valorização de suas variedades autóctones (originais do lugar) como a tradicional Sangiovese, e no investimento na qualidade em todo o processo produtivo.

Sempre disputando com a França a liderança como maior produtor do mundo, em 2012 a Itália manteve o primeiro lugar com 41,6 milhões de hectolitros.

sangiovese

 

Cada região é um universo complexo de estilos de vinhos a ser descoberto. Viajar pelo país e visitar cada uma delas é o melhor caminho para se conhecer a fundo o vinho e suas relações estreitas com a culinária e a cultura, tão ricas nestes país.

Outra boa forma de mergulhar fundo na vinicultura do país é visitar a Vinitaly, uma as maiores feiras de vinhos do mundo que acontece todo ano em abril.

SONY DSC

Todo o universo da vinicultura italiana está ali representado, um pavilhão para cada região e em cada um centenas de produtores apresentando seus melhores vinhos. Sem esquecer do azeite, aceto balsâmico, trufas, massas e todas as maravilhosas iguarias produzidas ao longo de cada uma destas regiões.

 SONY DSC

 

Neste primeiro encontro do Selo 7S com a Itália, que será no  Restaurante Café Journal ( www.cafejournal.com.br/‎), vamos provar alguns dos vinhos mais representativos do país para partilhar com você.

cafe journal

Salute!

Por Sonia Denicol

Eu sou 1 dos 7.

1 comentário Adicione o seu

  1. cezargalvao disse:

    Maravilho encontro com a Itália e seus belos vinhos, sem falar no Café Journal do amigo Denis, sempre fantástico. Eu também sou um dos 7

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s