DIA DOS NAMORADOS

Se aproxima o “Dia dos Namorados”, celebrado no prenúncio do inverno no hemisfério sul e no fim da mesma estação, para os que habitam acima da linha do Equador. Não por acaso, porque o clima convida à aproximação do calor dos apaixonados.
Mas antes de tudo o amor é terno e sutil, a mulher deseja o carinho e a poesia, a suavidade e sensibilidade, lhe encantará de início o que parece tão cristalino quanto frágil. E que vinhos podem ser tão poéticos e serenamente sedutores como trechos da arte de Charles Baudelaire, que clama “os olhos azuis das estrelas” ou “as carícias num lago transparente”? Ou ainda, “para que de nosso amor nasça a poesia quem se insurgirá em busca de Deus como rara flor?”.

 namorados c

O vinho! Pensamos na cor rubi, o avermelhado da paixão sim, mas também como nas citações acima, na transparência e nas estrelas, na insurgência elegante das flores!
 Bem, temos então algumas sugestões? Talvez óbvias, mas como deve ser a linha de conduta do mais respeitoso amante, trilhando o caminho costumeiro da exaltação das almas e dos corpos. 
Tinto? Una-se singularidade de um pequeno terroir, um dos chamados “crus” de Beaujolais (um dos dez vinhedos de qualidade remarcável), com a tradição do presente dos amantes no “Valentine’s Day” do hemisfério norte: uma garrafa de “Saint-Amour” (o amor aqui, se refere ao santo, não ao amor, mas é o vinho dos namorados)!

namorados saint amour

namorados saint amour1

champagne-festa

Um vinho de uma uva sutil, a Gamay, pouco valorizada, salvo no seu terreno de predileção onde se destaca em elegância e aromas de frutas e flores. Os melhores vinhos da região são excepcionais opções de bom custo-benefício em restaurantes, carregam consigo uma boa qualidade além das sutilezas desejáveis de cores, aromas e sabores.

namorados sicilia3

Se preferir o nome mais forte da denominação, poderá optar pelo “Moulin-à-vent”, o “moinho de vento” que remete à figura do herói romântico clássico, na figura de Dom Quixote na sua busca pelo amor de Dulcinéia!

namorados sicilia

Seja criativo!
 Dentre tintos elegantes, não deixar de lado uvas como a Pinot        Noir ou se sentir-se como um vulcão inebriado de amor, um vinho das margens do Etna, da uva siciliana Nerello Mascalese, impecavelmente elegante nos seus grandes rótulo

        namorados cg Quer “beber estrelas” (como na exclamação poética atribuída a Dom Perignon, em Champagne)? Sim, por que não explorar a transparência e as sedutoras bolhas de um grande Champagne ou espumante, em branco ou rosé? Um clássico insubstituível dos heróis românticos modernos. A mousse cremosa e instigante dos bons espumantes é uma arma de extrema elegância e sedução, ontem, hoje e sempre!

namorados cc

Definitivamente, não há paixão verdadeira e inesquecível que não tenha sida em algum momento, regada à espumantes e Champagnes!
 Se o casal defende um outro estilo, fugindo das opções mencionadas, não deixem de valorizar juntos uma boa garrafa, afinal o que se partilha é o que nos une.

Um feliz e intensamente romântico Dia dos Namorados a todos, são nossos votos! Santé!

namorados brindando

Por André Logaldi

Eu sou 1 dos 7

1 comentário Adicione o seu

  1. Assim com esta verve poética já me deixa pronto para degustações inebriantes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s