A Borgonha

Muitos afirmam que a Borgonha pode parecer confusa e difícil de entender. O Selo 7 Sommeliers traz a vocês algumas dicas pra facilitar a melhor compreensão de uma das regiões mais míticas no mundo do vinho, onde o verdadeiro conceito da palavra “terroir” é levado a ferro e fogo.

bourgogne_map

Uma das grandes dúvidas em adquirir um vinho do Velho Mundo é saber ao certo qual ou quais uvas você levará para casa ao comprar aquela garrafa de vinho.

E a Borgonha neste quesito, não é diferente.

pinot noirchardonnay

Dificilmente você vai encontrar o nome da uva nos rótulos dos vinhos vindos desta região, e é aí onde o conceito da importância do terroir começa a fazer sentido, pois as uvas mais importantes desta região são: a uva branca Chardonnay e a tinta Pinot Noir.

Quando você pensar em levar pra casa um vinho desta região, terá que se basear em algumas informações muito importantes. Essas informações vão estar à sua disposição no rótulo da garrafa. São elas: os produtores da Borgonha nomeiam seus vinhos com o nome do lugar de onde as uvas são produzidas e isso aparece em letras bem grandes no rótulo da garrafa.

BEAUNE1 (66)   BEAUNE1 (59)

BEAUNE1 (50)   BEAUNE1 (36)

Uma outra dica fundamental é saber que a região é dividida em quatro tipos de categorias: Grand Cru, Premier Cru, Village e Regional, nada mais são do que níveis de qualidade. Um Grand Cru, quer dizer que o vinhedo é expecional, Premier Cru, o vinhedo é excelente, os vinhedos Villages, são bons e os vinhedos Regionais, são aqueles fáceis de beber.

A safra, também é um fator muito especial, pois a Borgonha é uma região muito fria. O frio e calor, são fatores delimitantes no que diz respeito ao amadurecimento correto das frutas. A falta de sol, a presença de geadas e chuvas, podem acarretar em uma safra muito ruim.

Uma coisa é certa, os vinhateiros da Borgonha procuram respeitar o que a terra oferece. Existem anos que os vinhos podem ser mais frutados, com maior acidez, e também mais tânicos, tudo depende do fator clima

E pra finalizar as dicas de como escolher um bom vinho da Borgonha, o nome do produtor também diz muito do que aquele vinho representa.

O Selo 7 Sommeliers escolheu a dedo, alguns dos melhores produtores da Borgonha e reunimos aqui.

Eu sou 1 dos 7

Jô Barros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s