África do Sul: O vinho reflete suas cores, aromas e sabores

AF SUL2

Falar hoje de vinhos da África do Sul é falar de qualidade.

Das enigmáticas Chenin Blanc, as atuais e muito plantadas uvas Syrah e Pinotage (cruzamento da Pinot Noir com a Hermitage, ou Cinsault), a África do Sul é sem dúvida uma grata surpresa e como eu sempre digo, que produz vinhos muito acima da média, vinhos de guarda com longevidade de 10, 20 anos.

 

AF SUL

Claro, assim como em outras partes do mundo, encontramos a Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon, Merlot, a Chardonnay (esta com impressionante presença de boca, uma “boca gorda”).

Há algumas regiões mais procuradas para o plantio e produção. Dividida basicamente em Paarl, Franschoek, ou “canto francês”, Wellington, Stellenbosch, Heldelberg, Durbanville, Constantia, Tulbagh, Swartland, Rio de Olifants, Klein Karoo, Robertson, Worcester, Overberg, além de outras tantas localidades.

 

africa

Cada região propicia o foco em algumas castas, sendo que em quase todas elas, a amplitude térmica e o solo expressam com notoriedade um conjunto que soma aromas complexos, intensidade de boca, taninos macios para os tintos, potência e equilíbrio, elegância nos brancos, maciez,

Todos estes fatores aliados à busca por uma expressão da fruta, fugindo dos vinhos amadeirados em demasia, conferem um estilo próprio e uma qualidade jamais imaginada.

Hoje o vinho é um dos principais produtos de exportação agrícola da África do Sul, além de todo um trabalho voltado para o enoturismo, pelas rotas definidas de cada região.

O país é vibrante quando se trata de vinhos. Em concursos internacionais é sem dúvida um país de grandes premiações em vinhos e que uniu o conhecimento dos produtores (principalmente franceses) ao “terroir”, gerando um produto final de grande aceitação e reconhecimento público e de especialistas.

 

AF SUL1

O Selo 7 Sommeliers não poderia deixar de incluir em suas avaliações, um país de tanta expressão e de descobertas. Um verdadeiro oásis para todo enófilo ou apreciador.

Por Almir dos Anjos

Eu sou 1 dos 7

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s